sábado, dezembro 25, 2004

mãe terra

mãe terra centro holístico de desenvolvimento humano

no Vale da Amarela - Sardoal

O projecto Mãe Terra, Centro Holístico de desenvolvimento Humano, surgiu da necessidade criar um espaço onde a integração do homem com o meio ambiente que o rodeia, pudesse acontecer de uma forma harmónica e serena.

Por outro lado, a vertente holística do projecto pretende integrar o Ser com o Universo integrando-o consigo mesmo, trabalhando o seu interior, para que então, de uma forma consciente e em harmonia, possamos aceitarmo-nos, respeitando a nossa natureza e a do universo que nos rodeia.

Desenvolvendo o Ser, evoluiremos no planeta de uma forma harmoniosa.

Alguns valores éticos básicos para desenvolver o projecto:
Cuidar da Terra…
Cuidar das pessoas, começando por nós próprios…
Partilhar recursos…, cuidar da Terra e das Pessoas, só é possível se existir colaboração entre todos, partilhando os infindáveis recursos que o Universo nos proporciona.

De acordo com este ideal de desenvolvimento humano e integração harmónica com a Mãe Terra, serão desenvolvidas várias actividades no projecto, buscando uma atitude de vida positiva visando a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica através de métodos de planificação e concretização apropriados, eficientes e produtivos cujos padrões se assemelham ou imitam a natureza.



Principais actividades e conceitos a serem desenvolvidos:

· Desenvolvimento do conceito de Permacultura, (permanent agriculture), um sistema de planificação de habitats humanos de acordo com os padrões da natureza
· Visitas guiadas à quinta de escolas e associações de crianças tendo em vista a sua integração no conceito e na atitude ecológica de desenvolvimento humano.
· Acampamentos de férias para crianças com actividades de lazer e de integração no projecto da quinta.
· Cursos de cozinha natural, astrologia, dança, olaria, …
· Retiros de meditação, reiki, yôga, Tai Chi, Chi-Kung, Reflexologia …
· Encontros para troca de conhecimentos e informações sobre actividades e experiências vivenciadas.
· Formação em utilização e identificação de plantas aromáticas e medicinais.
· Desenvolvimento do conceito de trabalho voluntário com espírito empreendedor de respeito e integração harmónica em colaboração com a natureza como um todo. Uma atitude de vida positiva que visa a sustentabilidade agrícola, social, cultural e económica.




Modo de Funcionamento

· As visitas de escolas ou associações deverão ser marcadas com o mínimo de 8 dias de antecedência.
· Os retiros e cursos, serão divulgados de acordo com uma programação trimestral. Solicite informações via mail ou telefone.
· Os acampamentos de férias de Verão serão feitos nos meses de Julho, Agosto e Setembro, outros acampamentos serão efectuados de acordo com os períodos de férias escolares. Todos os acampamentos terão o formato de módulos de 7 dias (entrada aos Sábados entre as 15 e as 17 horas e saída no Sábado seguinte entre as 13 e as 15 horas).

Todo este projecto se encontra na sua fase inicial, pelo que o trabalho de reconstrução, de plantação e recuperação da terra, de criação de estruturas de trabalho...., etc, está em pleno desenvolvimento, contando com o apoio de amigos, e de todos aqueles que querem colaborar...
desde já um muito obrigado!


Local

Mãe Terra
Vale da Amarela s/n
2230-108 Sardoal

Tel. 241855013 / 935619096 / 918453160
Mail - Mae_Terra@sapo.pt

Sem comentários: