quinta-feira, setembro 04, 2008

Desapegar-se é uma tarefa difícil

Ao aceitar a vulnerabilidade da vida tornamo-nos menos rígidos e mais fluidos.

“A vulnerabilidade é a capacidade de não buscar o controle, permitindo que a vida passe por nós, sem querer retê-la ou possui-la.
Toda a vez que a vida é represada, o que se acumula é experimentado pelo desespero.
Quem controla, desespera: não tem o que esperar porque todas as surpresas, magias e mistérios empalidecem.
As possibilidades e os erros purificam a vida, oxigenando-a para que não se sufoque e não se inviabilize”
Nilton Bonder

“O apego é a razão pela qual temos dificuldade em lidar positivamente com as mudanças. Só o facto de pensar em desapegar de algo, deixa-nos inquietos.
Quando temos muito apego ficamos sempre agitados. Não conseguimos relaxar: sentimos medo e dúvidas.
A questão não é definir o que devemos deixar de fazer, mas sim como lidar com a nossa mente apegada.”
Lama Gangchen

Amamos melhor uma pessoa quando não temos apego por ela, isto é, quando não projectamos nela exageradamente toda a nossa felicidade.
O apego nesse sentido, é uma atitude mental que surge ao atribuirmos valores irreais a uma pessoa, coisa ou situação.
O apego surge na nossa mente quando não nos queremos responsabilizar pelos nossos estados mentais, afectivos e emocionais.
Portanto ter apego é uma forma infantil de amar. Amar com apego, faz-nos sentir dependentes dos outros e das situações: não sabemos mais sustentarmo-nos sozinhos, pois perdemos o prazer de conhecer o nosso próprio potencial de auto cura, e isso enfraquece-nos.

Na maior parte do tempo, não nos damos conta do quanto estamos apegados a algo ou alguém. Precisamos criar uma certa distância do objecto para podermos observar a natureza exagerada do nosso apego. No entanto, como esse afastamento é doloroso, preferimos não fazê-lo. Uma vez que o apego está associado a uma experiência prazerosa, facilmente nos convencemos de que ela é um afecto positivo e raramente somos capazes de avaliar o quanto ele prejudica a nós mesmos e aos nossos relacionamentos.
Ao contrário do que acontece com o que nos provoca raiva ou irritação, ninguém quer se “livrar” daquilo a que se sente apegado. Infelizmente na maior parte das vezes, só lidamos com o desapego quando ele é inevitável e imposto pelas circunstâncias, como a morte ou o abandono.

O melhor é aprendermos a despertar o amor próprio e a amar com desapego.

By Bel César in Livro das Emoções
Editora Gaia

5 comentários:

Unknown disse...

Hoje, fala-se muito em desapêgo.
Circulam muitos textos bonitos sobre ''amar com desapêgo'', distanciar, libertar,entregar, etc etc.
Muitos denós já reconhecemos que o apego causa angustia, causa dor.
São, no entanto ideias vagas e pouco fáceis de praticar, uma vez que nos ensinaram e fizeram questão de repetir exactamente o contrário.
Acredito que são as situações que se nos deparam, muitas vezes até ''batendo no fundo'' que nos permitem ter consciência do que é desapegar, libertar, Amar com desapêgo...
Antes de se conseguir desapegar, muitas coisas há para descobrir e só depois o desapêgo acontece espontaneamente.
A CONSCIÊNCIA DE SI, que normalmente não temos e precisamos despertar; o AMOR POR SI (ao contrário do que nos dizem,não é egoismo)permite-nos dizer NÂO! Aprender a estar atento ao que pessoas e situações nos fazem sentir e agir em conformidade com o que sentimos em vez de usar as ''velhas ideias''...
O caminho da auto-descoberta traz-nos a consciência do EU,a consciência dos nossos valores mais sagrados, das nossas forças e fragilidades;
Esta consciência permite, aomesmo tempo olhar para os outros e para as situações de forma diferente.Permite reconhecer que não há acasos e que tudo se interliga, como se fossemos TODOS parte de uma Consciência Maior.
Reconheço que os apêgos surgem quando existe um vazio no nosso interior que precisa de ser preenchido. Este vazio existe porque não temos consciência das nossas capacidades inatas como seres divinos. Tenho vindo a descobrir que os imensos ''veus'' que nos tapam a visão correcta da realidade só vão caindo à medida que estamos preparados para ela. É inevitável que tenhamos todos percepções diferentes da mesma realidade.
Desapegar, passa por reaprender a SER HUMILDE (uma caracterista inata apenas tapada por um ''veu'' de ilusão); passa por deixar de precisar de ''ter sempre razão'' e de nos agarrarmos às nossas opiniões como verdades universais; esta ilusão vem da necessidade de nos sentirmos importantes ; precisamos de atenção (importante dar tempo a nós próprios para nos preenchermos com o que nos dá prazer).
Quando já descobri os meus valores mais sagrados e me mantenho firme neles sinto-me forte e já não preciso da aprovação de ninguém. É a verdade da minha Alma, do meu EU verdadeiro.
A Humildade faz milagres. Permite-nos reconhecer as nossas fragilidades perante os outros e acabam-se as mascaras e as expectativas.
Eu sinto-me livre .
Consciência de nós, permite-nos render às situações, porque ''sabemos'' que não vale a pena lutar contra o divino em movimento e porque já reconhecemos que também criámos esta situação (de forma inconsciente);
Não controlar, permite-nos sentir leveza.
Nalgumas situações deixo de lutar (forçar uma solução por exemplo)simplesmente porque reconheço que não sei o que fazer e rendo-me. Deixo que a melhor solução apareça espontaneamente (e aparece!).
A PAZ que procuramos no exterior, encontra-seneste ''deixar ir'' e confiar no Divino.
Humildade, Fé, Afeição pela situação , Serenidade, são caracteristicas poderosas em situações adversas. Permitem-nos deixar cair as ''muralhas defensivas'' e permitem-nos olhar para o outro quenos agride, com distanciamento, ou seja, sem levar tomar nada como pessoal.
Nos ultimos tempos e, pelas mudanças que acontecem comigo, tenho sido confrontada diariamente com situações adversas. Como tomei a decisão de criar paz à minha volta, tenho-as resolvido desta forma. Ao empenharmo-nos em olhar para o outro como alguém que só consegue exprimir a sua verdade daquela forma, não mesinto afectada e ficamais fácil dialogar. Os outros são sensiveis à nossa atitude , e acabam por corrigir a sua postura. É tudo muito subtil.
Para mim, este poder interior é o AMOR DIVINO da Alma que só pode ser compreendido depois de ser sentido.
Com a consciência a despertar, vamos percebendo que não temos nada nem ninguém a não ser nós próprios. Os nossos valores sagrados dão uma ajuda para nos libertarmos da necessidade de Ter.A Alma sente-se preenchida. Os desapêgos materiais para mim são os mais fáceis.Vem uma vontade de despejar o espaço onde vivemos, dar a roupa a mais, enfim, é espontâneo.
A Consciência chama-nos a desfrutar o sol, a ouvir os pássaros, a sentir os cheios das Estações; ficamos mais disponiveis para observar a beleza e sensibilidade nas pessoas.
O desprendimentovai acontecendo.
Um dos desapegos mais dificeis é ''deixar ir'' alguém que amamos, para que seja feliz onde quiser e com quem quiser. Aceitar que não podemos obrigar a que gostem de nós ou a querer que fiquem, permite libertar a dor que está cá dentro.
Libertar exteriormente é uma consequência da libertação interior. A Força de Acreditar (Fé) que algo melhor nos aguarda,é libertadora...
Depak Chopra, sugere como conseguir o desapêgo, trinando as 7Leis da Vida (o nome do livro '' As 7 Leis do Sucesso):

* Todos Somos POTENCIALIDADE PURA. Somos consciência ilimitada e poder criador;

* LEI da DÁDIVA: Aprendo a dar o que quero receber. Descobrimos que DAR tem a mesma energia de RECEBER. Muitos de nós não sabemos receber, nem tão pouco dar sem esperar em troca;

* LEI do KARMA:Todas as nossas acções são-nos devolvidas na mesma proporção. Atenção aos nosso pensamentos, sentimentos, acções.

* LEI do MENOR ESFORÇO : aprendo a prescindir de ter razão. Não preciso mais de defender osmeus pontos de vista. Abro-me aos pontos de vista dos outros, que são tão válidoscomo os meus;

* INTENÇÂO E DESEJO: a vida existe baseada numa intenção. A intenção que pomos em tudo o que pensamos, dizemos e fazemos, influencia os acontecimentos da nossa vida. Aprendo a distinguir os desejos da Alma e os das carências... do ego!
''Cuidado com o que pedes, pois podes conseguir"...

* LEI do DESPRENDIMENTO: aprendo a dar liberdade a mim e aos queme rodeiam para sermos como somos e anãoimpôr ideias rigidas sobre como as coisas deveriam ser e ainda a confiar no desconhecido!

* LEI do DHARMA ou da finalidade da vida: aprendo a descobrir que vim para ajudar;aprendo a descobrir o Poder do Amor quando ajudo alguém que precisa de ajuda; aprendo a descobrir que vim para dar omeu melhor;

''Desapegar-se é uma tarefa dificil!''
Mesmo com muito treino, avançamos e recuamos e voltamos a repetir tudo outra vez. Temos a vida toda para treinar...

Angela

Anne Martens disse...

Obrigada, mestre :)

Anónimo disse...

Não estamos sózinhos,nunca.Tive mais uma prova,agora,ao lêr por mera "coincidência" as palavras que precisava para apaziguar a mina alma.

Anónimo disse...

Como concordo totalmente com todas as palavras aqui escritas!!...
Tendência natural do ser, criar quase que uma "dependência" = apego.
A luta para contrariar este estado, e modo de vida, é dificil, mas obrigatória...e quando tal acontece, é como que uma descoberta de nós próprios, tornando-se um Resnascer...
...tanto que tinha para debater sobre este assunto!...

Catarina Barros disse...

eu estou apegada aos cigarros, de cada vez que penso em deixá-los só me apetece chorar :) P.S: a velhinha está viva, encontrei-a outro dia.