terça-feira, maio 29, 2007

Acampamentos para as férias (2007)

O que propomos, são actividades para os períodos de férias escolares, onde se pretende criar uma alternativa saudável para as crianças, cujas férias muitas vezes não são compatíveis com a azáfama laboral das famílias.
Propomos uma integração plena com a natureza, potenciando a harmonia interior de cada um.

Estes acampamentos terão a duração de 7 ou 14 dias, sendo as entradas efectuadas aos Domingos entre as 10 e as 13 e as saídas efectuadas no Sábado seguinte entre as 13 e as 15 horas (depois do almoço).

As noites serão passadas em tendas colocadas estrategicamente em ambientes naturais, ou em quartos preparados para as actividades do campo.
Todas terão um fácil acesso às casas de banho e à cantina, sendo que os monitores estarão integrados entre os participantes, tanto nas tendas como nos quartos.

Cada criança deve trazer o seu saco de dormir, almofada e cobertor, assim como roupas próprias e confortáveis para o campo.
No caso de não o possuir, deveremos ser contactados em tempo útil, para que possamos providenciar soluções.

Um dia no campo, pode ser passado assim...

Um dia no campo começa cedo, pelo que propomos para iniciar o dia a observação (em silêncio...) do nascer do sol, após o qual faremos alguns exercícios (Yôga, ritos tibetanos, chi kung...), seguido de um delicioso pequeno-almoço.
Preencheremos o período da manhã com duas actividades.
A primeira estará ligada às actividades permanentes da quinta, onde serão criados grupos para alimentar animais, regar, colher, plantar…
A segunda actividade, estará ligada à criação, onde desenvolveremos grupos de teatro de fantoches, de contadores de histórias, de criação de objectos artesanais…
Pelas 12,30h um saboroso almoço estará à nossa espera.
Depois do almoço todos faremos uma pequena e digestiva sesta (um exercício de yoga).
Uma reconfortante caminhada será o início das actividades do período da tarde, onde buscaremos o conhecimento de espécies aromáticas e medicinais, que espontaneamente nascem nos nossos bosques e florestas. Faremos recolha, secagem e catalogação de cada uma das espécies para a construção de um herbário.
Seguir-se-á a actividade desportiva que pode variar entre um banho de piscina, uma ida à zona de banhos da barragem de castelo de bode, um passeio de bicicleta, um jogo de peteca…, intercalado por um reconfortante lanche.
De volta ao acampamento, em silêncio observaremos de novo o fim do dia com o seu magnifico por do sol…
Um jantar equilibrado para nos reconfortar de tanta actividade, seguida de uma agradável conversa em círculo para que cada um conte o que lhe apetecer, ou, para que possamos ouvir uma história.
Depois de tudo nisto só mesmo um pouco de musica e dança para quem quiser, com o intuito de acalmar nosso corpo para a deliciosa noite que aí vem…

Algumas das actividades que se proporcionam aqui na quinta...

As actividades permanentes da quinta
– Plantar, sachar, colher, alimentar e tratar os animais, pastorear, regar, ornamentar, abertura de trilhas, limpeza da ribeira, limpeza da floresta…

As actividades criativas da quinta
– Olaria, identificação de pássaros, confecção de peças (feltros), instrumentos musicais elaboração de espantalhos, jogos de grupo, construção de pequenas estruturas, teatro…

As actividades energéticas
– Yôga, meditação, exercícios de respiração, chi kung, tai chi, ida à piscina ou barragem, canoagem, passeios de bicicleta, caminhadas, passeios de burro, badmington, peteca…

As actividades nocturnas
– Dança, contadores de histórias, conversas em circulo, observação e identificação de estrelas, meditação nocturna, …

Os turnos para o verão de 2007...

• 1º turno – 24 de Junho a 30 de Junho
• 2º turno – 01 de Julho a 07 de Julho
• 3º turno – 08 de Julho a 14 de Julho
• 4º turno – 15 de Julho a 21 de Julho
• 5º turno – 22 de Julho a 28 de Julho
• 6º turno – 29 de Julho a 04 de Agosto
• 7º turno – 05 de Agosto a 11 de Agosto
• 8º turno - 12 de Agosto a 18 de Agosto
• 9º turno - 19 de Agosto a 25 de Agosto
• 10º turno – 26 de Agosto a 01 de Setembro - Esgotado
• 11º turno – 02 de Setembro a 08 de Setembro
• 12º turno – 09 de Setembro a 15 de Setembro

• Os turnos poderão ter a duração de 7 dias, ou múltiplos de 7 dias, sendo as entradas efectuadas ao Domingo, entre as 10 e as 13 horas e, as saídas efectuadas no Sábado seguinte, entre as 13 e as 15 horas (depois do almoço).
• As inscrições deverão ser feitas até 30 de Junho de 2007

...e quanto custa?

• Uma semana 220€
– 24 refeições (PA, almoço, lanche e jantar)
– 6 noites
– Todas as actividades

• Duas semanas 420€
– 52 refeições (PA, almoço, lanche e jantar)
– 13 noites
– Todas as actividades
e…

Normalmente não querem ir embora, mas, garantimos que no ano que vem, quando voltarem, estaremos aqui cheios de energia, amor e vontade para os receber de novo.

Cada criança que por aqui passa torna-se num pedaço activo da mãe terra.
Contamos com eles!

A todos ficamos muito gratos…

Onde fica?

Quinta da mãe terra
Vale da Amarela s/n
2230-108 Sardoal
(entre Abrantes e Tomar, a caminho da barragem de Castelo de Bode, saída ao km 40 da A23 em direcção ao Sardoal)
Tel. 241855013 / 935619096 / 918453160
Para fazer a inscrição, use os telefones ou o mail quintamaeterra@gmail.com


Para ver fotografias da quinta e dos acampamentos, consulte o blog http://maeterraemfotos.blogspot.com/

1 comentário:

malu lyon disse...

Oi Antônio,
Parabéns !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Adorei os posts que li aqui no seu blog , principalmente sobre o trabalho que você está fazendo aí na mãe terra .Estou morrendo de inveja boa ....

É um trabalho maravilhoso e muito gratificante, embora muitas vezes,a dedicação a ele o absorva e talvez o desgaste demais.

Mas....tudo aquilo que é feito com amor e prazer vale a pena. E você é uma pessoa muito especial, com um potencial enorme que precisa ser aproveitado por aqueles que estão ao seu redor.

Pena o Brasil estar tão longe de Portugal... gostaria muito de conhecer pessoalmente e levar meus sobrinhos num de seus acampamentos de férias...eles adorariam pois todas as atividades estão muito bem programadas .
Muito sucesso em tudo que fizer !!!!!!!!!!!
abraços e beijos
Maria Luiza ( Lu)